A escolha do nome da obra nunca foi tão pertinente, porque Danuza teve uma vida agitadíssima, quase tudo vivido como sugere o título do livro. A irmã da cantora Nara Leão, descreve com riqueza de detalhes uma vida de ascendência cultural, pessoal e também profissional. Inicia a narrativa contando a tórrida infância com sua irmã, regida por um pai linha dura e por uma mãe intimista.
Lembro perfeitamente de minha mãe dizendo que leu o livro logo quando foi lançado em 2005, que Danuza teve o "quase tudo" graças aos amigos que teve durante a vida e que tem, pois a jornalista ainda é viva e conta com 80 anos de idade! Enxuta e ativa. Que amigos! Danuza contava com o pintor Di Cavalcanti e o poeta e também compositor Vinícius de Morais entre os mais renomados de suas amizades. Mas foram muitos que a ajudaram em tempos difíceis pelos quais a jornalista passou.
Foi casada durante muitos anos com o jornalista e também fundador do jornal a Última Hora com quem teve 3 filhos. Ainda relata a perda de um deles em um trágico acidente de helicóptero. De altos e baixos fora feita a vida de Danuza que como ela mesma disse, "nunca perdeu o compasso", acatando e aceitando o que viesse. Trabalhou em vários ramos, até se descobrir jornalista.
Recomendadíssimo o livro para quem aprecia uma boa biografia. E quem melhor para escrever uma biografia senão o próprio protagonista desta?! Um exemplo de vida eu diria, pois os amigos que teve, foram sem dúvida um alicerce, uma parte de extrema importância na vida de Danuza. E com este livro aprendi que se deve cultivar os melhores pela vida, com os quais se possa contar na nobreza e na pobreza! Salve Danuza Leão!
Nota: 5/5 (Excelente)
ISBN: 9788535907506
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005
E aí, você já leu? Poste aqui seu comentário.
Até mais! João Pedro
24 julho 2014
Ainda não li, mas que deu vontade, deu! hahahah
ResponderExcluir